O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) apresentou nesta quinta-feira (10) Indicação para que o Governo do Distrito Federal fiscalize, por meio do Procon-DF, os estabelecimentos que comercializam itens da cesta básica e da construção civil
Foto: Marcos Moraes.
A finalidade da proposta é atender a reclamação de moradores de diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal, que relatam o aumento abusivo nos preços desses produtos.
Em algumas localidades o saco de arroz já chega a custar R$ 30,00 (trinta reais) e a população reclama que não foi somente esse item que subiu, mas também o açúcar, o feijão, o leite e o óleo. Do mesmo modo tem sido com os itens da construção civil, que passam pela mesma situação de preços excessivos nos materiais, máquinas e equipamentos destinados aos serviços de construção nos setores de saneamento básico, infraestrutura e habitação.
“Essa alta nos itens básicos destinados à alimentação e ao bem-estar das pessoas afeta principalmente a população de poder aquisitivo mais baixo. Não é razoável que justamente a parcela mais carente da população seja prejudicada nesse momento tão delicado de pandemia que o mundo está vivendo”, declarou Robério Negreiros.