Featured Posts

Grupo Pereira lança GPS, programa de aceleração para startups no varejo

 Iniciativa visa impulsionar inovações tecnológicas e conectar startups aos mais de 60 anos de expertise do Grupo, promovendo crescimento conjunto e oportunidades no mercado

 

O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do Brasil, lança o "Grupo Pereira Startups" (GPS), um programa de aceleração voltado para soluções tecnológicas para o varejo e para tecnologias emergentes. As startups interessadas em participar do processo de seleção devem preencher um formulário, que pode ser acessado em https://startups.grpereira.com.br/, a partir do dia 13 de janeiro até às 23h59 do dia 09 de fevereiro.

 

“Este programa foi concebido com o objetivo de contribuir para impulsionar o crescimento de startups no setor de varejo, descobrir novos mercados e conectar a experiência de mais de 60 anos em varejo alimentar que possuímos para trocarmos experiências e crescermos em conjunto”, conta Alfredo Lopes, Diretor de Tecnologia do Grupo Pereira.

 

Ser acelerado pelo Grupo Pereira representa uma oportunidade única para transformar startups em atores estratégicos no mercado. O programa oferece acesso à expertise de um dos maiores varejistas do país, mentorias com executivos do grupo, conexões com líderes da indústria e suporte para implementar soluções inovadoras dentro do negócio. Com duração de cinco meses, a jornada será personalizada, adaptando-se às necessidades e desafios de cada startup.

 

Um dos diferenciais do GPS é que o programa é equity-free, ou seja, não será exigida participação societária das startups para sua entrada, alinhando-se ao pilar do Grupo "transformar pessoas e o ambiente ao nosso redor". Além disso, as startups terão acesso a um ecossistema diversificado, permitindo que se aprofundem no contexto do varejo e naveguem internamente, facilitando conexões, compartilhamento de aprendizados e a possibilidade de trabalho em conjunto.

 

Os participantes escolhidos contarão com acesso a mentoria de especialistas, palestras, e a oportunidade de conhecer a matriz do Grupo Pereira em Campo Grande no início do programa, além de uma imersão na maior praça em Florianópolis ao final do ciclo. O Grupo Pereira busca startups de base tecnológica que já tenham um MVP validado e estejam operando ou em processo de tração, especialmente aquelas que oferecem soluções para o varejo alimentar e que utilizam tecnologias emergentes, como IA, IoT, biotecnologia e nanotecnologia.

 

Startups de qualquer lugar do país podem se inscrever. O processo seletivo avaliará critérios como a qualidade da solução, modelo de negócio, maturidade e diversidade dos fundadores, com a seleção de entre cinco e seis startups.

 

Os resultados da seleção serão divulgados no final de março de 2025, e a lista das startups selecionadas será anunciada na primeira semana de abril. O programa será conduzido de forma remota, mas incluirá eventos presenciais na matriz do Grupo Pereira em Campo Grande e em Florianópolis. Participar do Grupo Pereira Startups proporciona benefícios como acesso a uma rede de executivos e lideranças do negócio, oportunidades de testar e experimentar a solução dentro do Grupo e co-desenvolvimento de novos produtos e serviços. É importante ressaltar que o programa é gratuito e não fará investimentos diretos em startups, embora aquelas que abrirem rodadas de captação durante a aceleração possam ser avaliadas para potenciais investimentos.

 

Além de anunciar o programa de aceleração, o Grupo Pereira reforça seu compromisso com a inovação e tecnologia, tendo investido recursos ao longo de 2 anos em uma parceria com a Zanthus na criação de uma startup, a Instivo Retail Tech, que oferece soluções tecnológicas avançadas para o varejo. Entre as iniciativas tecnológicas do Grupo Pereira, destaca-se o chatbot, nomeada de Betina, que melhora a experiência de colaboradores e clientes, e a implementação de inteligência artificial para aprimorar a experiência de compra. O Grupo Pereira também tem realizado inovações no atendimento ao cliente, como terminais de autoatendimento e o uso de Retail Media em suas lojas, proporcionando uma comunicação mais efetiva com os consumidores.

 

“O Grupo Pereira convida todas as startups a se inscreverem e a se unirem a nós nesta jornada transformadora que irá unir a experiência do varejo com a inovação dos negócios emergentes da nova geração de empreendedores do país”, finaliza Alfredo Lopes.

 

Sobre o Grupo Pereira

 

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 62 anos de história em 2024. Atualmente, conta com 22 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

 

O Grupo Pereira tem 140 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 72 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 25 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e u Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

 

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

 

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.